Retatrutida para tratamento da obesidade - o fim das cirurgias bariátricas?
TERAPIA FARMACOLÓGICA - OBESIDADE
6/29/20233 min read




por Antônio Eduardo Nakamura
O tratamento farmacológico da obesidade antigamente era uma tristeza. Até recentemente tínhamos apenas 3 medicações aprovadas em bula no Brasil: sibutramina, orlistate e liraglutida. Outra opções, como topiramato e bupropiona, apenas off label e com eficácia baixa. Apesar de estar disponível desde 2018 para tratamento de pacientes diabéticos tipo 2 (nome comercial Ozempic®), a semaglutida subcutânea só foi aprovada pela Anvisa para tratamento da obesidade em janeiro de 2023 (nome comercial Wegovy®), após os resultados dos estudos STEPs que mostraram perda de peso de 14,9% na dose de 2,4mg subcutâneo semanal. Felizmente, a cada ano vemos mais avanços no tratamento farmacológico da obesidade e as opções terapêuticas estão cada vez mais eficazes.
Esta semana, no congresso da American Diabetes Association em San Diego, foi apresentado um estudo de fase 2 aleatorizado, placebo controlado com um agonista hormonal triplo: GLP-1, GIP e Glucagon. A Retatrutida (que nome difícil hein?) é de aplicação injetável subcutânea e semanal (meia-vida de 6 dias). No estudo, foi comparado a Retatrutida com placebo, nas doses de 1, 4, 8 e 12 mg semanais (escalonamento progressivo a cada 4 semanas a depender do subgrupo). Foram selecionados pacientes com obesidade OU sobrepeso (IMC 27-30) associado a alguma comorbidade agravada pela obesidade. Foram excluídos pacientes que tinham diabetes mellitus, uso recente de medicação para perda de peso ou histórico de cirurgia bariátrica. O desfecho avaliado foi perda de peso ao final de 24 semanas (primário) e ao final de 48 semanas (secundário).
RESULTADOS
Foram selecionados 338 pacientes, dos quais 81% completaram o estudo ao final das 52 semanas. As características demográficas estão descritas na tabela ao final da página.
Ao final das 24 semanas, houve redução de peso com relação dose resposta chegando a uma perda de 17,5% no grupo 12mg semanal versus 1,6% no grupo placebo, Com 48 semanas, houve redução de 24,2% de peso no grupo 12mg versus 2,1% no placebo (diferença de 22,1% com o placebo).
Quanto a perda de peso mínima no grupo retatrutida 12mg, foi observado:
100% com perda de peso ≥5%
93% com perda de peso ≥10%
83% com perda de peso ≥15%
65% com perda de peso ≥20%
50% com perda de peso ≥25%
25% com perda de peso ≥30%.
Sobre os desfechos exploratórios, observou-se reversão de pré-diabetes em 72% dos pacientes que receberam retatrutida 12mg versus 22% no placebo. Também foi observado redução de 20% no LDL no grupo Retatrutida, supostamente pelo efeito de estímulo de degradação da PCSK-9 decorrente da ação do glucagon.
OPINIÃO
A Retatrutida nesse estudo de fase 2 mostrou uma incrível eficácia em redução de peso em pacientes com obesidade ou sobrepeso (IMC 27-30) com comorbidades, a maior redução de peso vista até então. Ao final das 48 semanas de seguimento, observamos que os pacientes ainda não haviam atingido o platô de peso. Lembrando que outros estudos como por exemplo o estudo STEP-1 com a Semaglutida subcutânea, durou 68 semanas e os pacientes só atingiram um platô de peso por volta da semana 60. É possível, talvez até provável, que a Retatrutida leve a perdas de peso superiores a 25% no seguimento após 48 semanas. Seguindo o padrão dos análogos de GLP-1, tem perfil de efeitos colaterais bem semelhante (predominantemente gastrointestinais) e aparentemente segura no período observado. Será que também teremos benefícios cardiovasculares com essa medicação, assim como vimos com outros análogos de GLP-1? Será que teremos reduções de hemoglobina glicada em pacientes diabéticos maiores que as encontradas com a Tirzepatida? Será que a cirurgia bariátrica será um procedimento de exceção? Cenas dos próximos capítulos que estou ansioso para ver.
REFERÊNCIA
Jastreboff AM, Kaplan LM, Frías JP, Wu Q, Du Y, Gurbuz S, Coskun T, Haupt A, Milicevic Z, Hartman ML; Retatrutide Phase 2 Obesity Trial Investigators. Triple-Hormone-Receptor Agonist Retatrutide for Obesity - A Phase 2 Trial. N Engl J Med. 2023 Jun 26. doi: 10.1056/NEJMoa2301972. PMID: 37366315.

